PORTAL - GNA - ESPIRITUALIDADE - MATEUS - 14, 1 - 12 - EVANGELHO DO DIA 01 DE AGOSTO DE 2020 REALIDADE ESPIRITUAL - SANTO DO DIA - POSTAGEM - GNA
EVANGELHO
(MT 14,1-12)
(MT 14,1-12)
1 Naquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvidos do governador Herodes. 2Ele disse a seus servidores: “É João Batista, que ressuscitou dos mortos; e, por isso, os poderes miraculosos atuam nele”.
3 De fato, Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e colocá-lo na prisão, por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe. 4 Pois João tinha dito a Herodes: “Não te é permitido tê-la como esposa”. 5 Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo, que o considerava como profeta. 6 Por ocasião do aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou diante de todos, e agradou tanto a Herodes 7 que ele prometeu, com juramento, dar a ela tudo o que pedisse. 8 Instigada pela mãe, ela disse: “Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista”. 9 O rei ficou triste, mas, por causa do juramento diante dos convidados, ordenou que atendessem o pedido dela. 10 E mandou cortar a cabeça de João, no cárcere. 11 Depois a cabeça foi trazida num prato, entregue à moça e esta a levou a sua mãe. 12 Os discípulos de João foram buscar o corpo e o enterraram. Depois foram contar tudo a Jesus. — Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
EVANGELHO
(MT 14,1-12) - 01 AGOSTO DE 2020
(MT 14,1-12) - 01 AGOSTO DE 2020
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
1 Naquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvidos do governador Herodes.(NOS DIAS EM QUE JESUS PREGAVA E ENSINAVA NO MEIO DO POVO) 2 Ele disse a seus servidores: “É João Batista, que ressuscitou dos mortos; e, por isso, os poderes miraculosos atuam nele”. (HERODES ACHAVA QUE JESUS RECEBIA ESTE PODER DIANTE DE JOÃO, DIANTE DO SEU ESPÍRITO QUE PASSOU PARA ELE NO QUE CHAMOU DE RESSUSCITOU DOS MORTOS) 3 De fato, Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e colocá-lo na prisão, por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe. (JOÃO FOI PRESO POR HERODES, POIS FALAVA DA CONDUTA ERRADA EM RELAÇÃO AO CASAMENTO DO REI HERODES E SUA MULHER HERODÍADES, MULHER DO IRMÃO DE HERODES CHAMADO FILIPE)
4 Pois João tinha dito a Herodes: “Não te é permitido tê-la como esposa”.(JOÃO VIU NESTE RELACIONAMENTO UM PECADO CONTRA DEUS) 5 Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo, que o considerava como profeta.(HERODES ERA MEDROSO, E O QUERER FOI SE PROLONGANDO COM MEDO DO POVO QUE ESTAVA DO LADO DE JOÃO BATISTA) 6 Por ocasião do aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou diante de todos, e agradou tanto a Herodes 7 que ele prometeu, com juramento, dar a ela tudo o que pedisse.( TUDO ACONTECEU NESTE DIA EM QUE HERODES PENSOU E FALOU ERRADO, E PROMETEU DAR UM PRESENTE A FILHA DE HERODÍADES, DE NOME SALOMÉ)
8 Instigada pela mãe, ela disse: “Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista”. ( E A MÃE QUERIA SE LIVRAR DE JOÃO, E PEDIU A FILHA A A CABEÇA DE JOÃO BATISTA EM UM PRATO) 9 O rei ficou triste, mas, por causa do juramento diante dos convidados, ordenou que atendessem o pedido dela. ( O REI HERODES TINHA FEITO ESTE JURAMENTO, E NÃO QUIZ VOLTAR ATRÁS E ACEITOU O PEDIDO FAZENDO COM QUE TUDO VIESSE ACONTECER COMO SALOMÉ QUERIA) 10 E mandou cortar a cabeça de João, no cárcere.( E MANDOU CORTAR A CABEÇA DE JOÃO, E ASSIM FOI FEITO) 11 Depois a cabeça foi trazida num prato, entregue à moça e esta a levou a sua mãe.( FOI ENTREGUE A QUEM PEDIU ) 12 Os discípulos de João foram buscar o corpo e o enterraram. Depois foram contar tudo a Jesus.( DEPOIS DE ENTERRAR O SEU CORPO, FORAM CONTAR A JESUS O QUE HAVIA ACONTECIDO)
GNA - ESTE EVANGELHO NOS OFERECE UM ÚNICO PENSAMENTO, E ESTE É SOMADO A MUITAS REFLEXÕES E OS VALORES QUE TANTO VEMOS HOJE EM DIA EM NOSSAS VIDAS ... QUANTOS JUSTICEIROS ANDAM PELO MUNDO, MATANDO E FAZENDO ASSASSINOS EM NOME VANTAGENS E PODERES, E QUANTOS SABEM, SE CALAM E NADA FAZEM ... OS AMIGOS DE JESUS E DE JOÃO BATISTA SABIAM DE SUA PRISÃO E DA MORTE SÓ APÓS TER ACONTECIDO ... OS NOSSOS IRMÃOS ESPÍRITAS AFIRMAM QUE JOÃO ERA ELIAS, E A SUA MORTE DEGOLADO FOI UM CARMA ASSUMIDO CONTRA A MORTE DOS SACERDOTES DE BALL NO ANTIGO TESTAMENTO ... AQUI SE FAZ, AQUI SE PAGA, COM A ESPADA QUEM FERIR, COM ELA SERÁS FERIDO, OU SEJA DA MESMA MANEIRA.
EM NOSSOS DIAS, O MUNDO ASSISTE, OS HERODES DA VIDA, CHEIOS DE PODERES E QUE SE ACHAM NO DIREITO DE MATAR ... E O CICLO ASSIM SE REPETIRÁ, POIS A LEI DEVERÁ SER CUMPRIDA ...
SERÁ QUE DEVEMOS SEGUIR JOÃO BATISTA E REVELAR OS ERROS E EXIGIR JUSTIÇA EM RELAÇÃO A DEFENDER AS LEIS DIVINAS ?
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Comentário
O Evangelho, ao narrar a morte de João Batista, decretada por Herodes, vem nos lembrar a força da vida e da profecia dos que são de Deus. Os poderosos, por sua vez, mesmo com poder e prestígio são frágeis, pois se amedrontam diante de um homem frágil, sem armas e sem exércitos, que tem apenas a força da fé e da palavra. Por que a verdade continua a incomodar aos que querem mudar tudo, menos a si mesmos? A verdade de Cristo continua a interrogar nossas atitudes e decisões.
Oração
Ó Deus, sois o amparo dos que em vós esperam e, sem vosso auxílio, ninguém é forte, ninguém é santo; redobrai de amor para conosco, para que, conduzidos por vós, usemos de tal modo os bens que passam, que possamos abraçar os que não passam. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
SANTO DO DIA - 01 AGOSTO DE 2020
Santo Afonso Maria de Ligório
Celebramos, neste dia, a memória
de um santo Bispo e Doutor da
Igreja que se tornou, pelo seu
testemunho, patrono dos
confessores e teólogos de
doutrina moral. Afonso Maria
de Ligório nasceu em Nápoles,
na Itália, em 1696, numa nobre família que, ao saber das qualidades do
menino prodígio, proporcionaram-lhe o caminho dos estudos a fim de
levá-lo à fama.
Com 16 anos, doutorou-se em Direito Civil e Eclesiástico, e já se
destacava em sua posição social quando se deparou, involuntariamente,
sustentando uma falsidade. Isso levou Afonso a profundas reflexões,
a ponto de passar três dias seguidos em frente ao crucifixo. Escolhendo
a renúncia profissional, a herança e títulos de nobreza, Santo Afonso
acolheu sua via vocacional, já que o Senhor o queria advogando as
causas do Cristo.
Santo Afonso Maria de Ligório colocou todos os seus dons a serviço do
Reino dos Céus, por isso, como sacerdote, desenvolveu várias missões
entre os mendigos da periferia de Nápoles e camponeses; isso até
contagiar vários e fundar a Congregação do Santíssimo Redentor, ou
Redentoristas. Depois de percorrer várias cidades e vilas do sul da
Itália convertendo pecadores, reformando costumes e santificando
as famílias, Santo Afonso de Ligório, com 60 anos, foi eleito bispo, e
assim pastoreou, com prudência e santidade, o povo de Deus, mesmo
com a realidade de ter perdido a amizade do Papa e sido expulso de
sua fundação.
Entrou no Céu com 91 anos, depois de deixar vários escritos sobre a
Doutrina Moral, sobre a devoção ao Santíssimo Sacramento e a respeito
da Mãe de Deus, sendo o mais conhecido: “As Glórias de Maria”.
Santo Afonso Maria de Ligório, rogai por nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário