PORTAL - GNA - ESPIRITUALIDADE - LUCAS - 4,31 - 37 - O EVANGELHO DO DIA 01 DE SETEMBRO DE 2020 - REALIDADE ESPIRITUAL - GNA
PRIMEIRA LEITURA
(1TS 5,1-6.9-11)
(1TS 5,1-6.9-11)
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses.
1 Quanto ao tempo e à hora, meus irmãos, não há por que vos escrever. 2 Vós mesmos sabeis perfeitamente que o dia do Senhor virá como ladrão, de noite. 3 Quando as pessoas disserem: “Paz e segurança!”, então de repente sobrevirá a destruição, como as dores de parto sobre a mulher grávida. E não poderão escapar.
4 Mas vós, meus irmãos, não estais nas trevas, de modo que esse dia vos surpreenda como um ladrão. 5 Todos vós sois filhos da luz e filhos do dia. Não somos da noite, nem das trevas. 6 Portanto, não durmamos, como os outros, mas sejamos vigilantes e sóbrios.
9 Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. 10 Ele morreu por nós, para que, quer vigiando nesta vida, quer adormecidos na morte, alcancemos a vida junto dele. 11 Por isso, exortai-vos e edificai-vos uns aos outros como já costumais fazer.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.
Naqueles dias em que Paulo, era visto e escutado pelos primeiros cristãos, a presença do Cristo, seu ensinamento e evangelhos, eram novidades e ao mesmo tempo esperanças para o futuro, pois Jesus sempre afirmou que retornaria. Precisou, em carta, João Evangelista afirmar que não viviam no tempo deles e sim no tempo do Cristo, e que primeiro o evangelho precisaria ser ensinado ao mundo inteiro. Tudo em que eles pensaram, se baseia nas escrituras, mas o tempo é mostrado no tempo certo, nos tempos dos sinais, mensagens que as profecias oficializaram, e inclusive no Apocalipse de Jesus, ficou definido muitas verdades que devemos entender em nosso tempo, coisa que eles não entenderam naqueles dias. - GNA
EVANGELHO
(LC 4,31-37)
(LC 4,31-37)
Naquele tempo, 31 Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galileia, e aí ensinava-os aos sábados. 32 As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento, porque Jesus falava com autoridade. 33 Na sinagoga, havia um homem possuído pelo espírito de um demônio impuro, que gritou em alta voz: 34“Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus!”
35 Jesus o ameaçou, dizendo: “Cala-te, e sai dele!” Então o demônio lançou o homem no chão, saiu dele, e não lhe fez mal nenhum. 36 O espanto se apossou de todos e eles comentavam entre si: “Que palavra é essa? Ele manda nos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem”. 37 E a fama de Jesus se espalhava em todos os lugares da redondeza.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Evangelho do dia – 01 - 09 - 20
04 09 18
3ª feira da 22ª Semana do Tempo Comum
PRIMEIRA LEITURA: 1ª Carta de São Paulo aos Tessalonicenses 5,1-6.9-11
EVANGELHO: Lucas 4,31-37
Naquele tempo: 31 Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e aí ensinava-os aos sábados. 3 2 As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento, porque Jesus falava com autoridade. 33 Na sinagoga, havia um homem possuído pelo espírito de um demônio impuro, que gritou em alta voz: 34 O que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus!’ 35 Jesus o ameaçou, dizendo: ’Cala-te, e sai dele!’ Então o demônio lançou o homem no chão, saiu dele, e não lhe fez mal nenhum. 36 O espanto se apossou de todos e eles comentavam entre si: ’Que palavra é essa? Ele manda nos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem.’ 37 E a fama de Jesus se espalhava em todos os lugares da redondeza.
Palavra da Salvação
Evangelho do Dia - 01 SETEMBRO DE 2020
ESTE EVANGELHO DE LUCAS, MOSTRA QUE JESUS ESTAVA EM MISSÃO, E A SUA TAREFA É ENSINAR, COMO HOJE FAZEMOS EM SEU NOME. MUITOS OUVEM, LEEM, E ESCREVEM EM SEU NOME, E ASSIM OS ENSINAMENTOS VÃO CHEGANDO AO MUNDO INTEIRO, POIS O PEDIDO DO MESTRE FOI E SEMPRE SERÁ, LEVAI O EVANGELHO A TODAS AS CRIATURAS, IDE E PREGAI O EVANGELHO ... VOLTANDO AOS TEXTO, LEMOS QUE ATÉ AQUELE ESPÍRITO, VAMPIRIZANDO AQUELE HOMEM SABIA QUEM ERA JESUS, SEU PODER E SUA MISSÃO, E OS SEUS NÃO SABIAM. MUITOS DOS QUE SEGUIAM JESUS, COMO APÓSTOLOS E DISCÍPULOS TINHAM DÚVIDAS A RESPEITO DO MESSIAS, E LENDO OS EVANGELHOS PODEREMOS TESTEMUNHAR ESTE FATO ... A FAMA DE JESUS COMEÇOU NAQUELA ÉPOCA E HOJE É A PESSOA MAIS COMENTADA E A SUA PRESENÇA ESTÁ EM TODOS OS CORAÇÕES QUE ACREDITAM EM SEUS ENSINAMENTOS ... É BOM QUE SE DIGA, QUE É POR ELES QUE SEMPRE SEREMOS SALVOS, POIS NÃO EXISTE NADA E NINGUÉM ABAIXO DOS CÉUS QUE AQUI ESTEVE COM TANTO PODER E TAMANHA GLÓRIA ... JESUS É O VERBO, QUE QUER DIZER PALAVRA, E HABITOU ENTRE NÓS. AS TREVAS E OS QUE NELA VIVEM, SABEM E CONHECE O PODER DE JESUS ... SUA PRESENÇA E AUTORIDADE DESTRÓI TODAS AS POTESTADES MALIGNAS. - GNA
Comentário
Todos os que abrem o coração e acolhem o ensinamento de Cristo fazem grandes coisas em favor do Reino. Assim foi São Gregório Magno, homem admirável, de personalidade determinada e amável. Depois da política, pois foi prefeito de Roma, tornou-se monge apaixonado pela contemplação do mistério divino. Eleito papa foi prático e empreendedor, enérgico em vista dos necessitados, promoveu o canto litúrgico, conhecido como “canto gregoriano”. Louvemos a Deus pelos dons colocados a serviço do Reino.
Oração
Ó Deus, que cuidais do vosso povo com indulgência e o governais com amor, dai, pela intercessão de São Gregório Magno, o espírito de sabedoria àqueles a quem confiastes o governo da vossa Igreja, a fim de que o progresso das ovelhas contribua para a alegria eterna dos pastores. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
SANTO DO DIA - 01 09 20
Santa Beatriz
Beatriz nasceu no Século XV em Ceuta, ao norte da África, cidade que, nessa época, encontrava-se sob o domínio da coroa de Portugal. Nasceu portuguesa, portanto. Seu pai foi governador de Ceuta. Ainda pequena, mudou-se para Portugal com sua família, que cultivou na menina uma profunda devoção a Nossa Senhora da Conceição. Aos vinte anos de
idade, foi enviada para a Espanha
como dama de honra de D. Isabel,
neta de D. João I, que se tornou
esposa do rei João II de Castela, onde começou seu calvário.
Beatriz era muito bonita, e a rainha, dominada por uma mistura de
ciúme e inveja, fechou Beatriz em um caixão durante dias, a fim de que
morresse asfixiada, mas uma invisível proteção da Virgem Maria a salvou.
Como gesto concreto de agradecimento, Santa Beatriz aceitou sua
vocação para a vida religiosa, e logo em seguida partiu a Toledo, onde
se recolheu no mosteiro das Dominicanas (ramo feminino da Ordem
de São Domingos de Gusmão), cujas religiosas viviam sob a regra
cisterniense, onde viveu cerca de 30 anos.
Deus, entretanto, tinha predestinado Beatriz para uma obra maior: fundar
uma Ordem de estrita clausura numa vida contemplativa na oração,
penitência e trabalho.
Santa Beatriz da Silva deixou o mosteiro dominicano e foi habitar numa
nova sede que veio a ser o berço das monjas concepcionistas. Essa
Ordem está caracterizada por três heranças espirituais de Santa Beatriz:
o amor à Maria Imaculada, a Paixão de Jesus Cristo e a Santíssima
Eucaristia.
Santa Beatriz faleceu em 9 de agosto de 1490 com 66 anos de idade.
No momento de sua morte, seu rosto fora visto transfigurado por uma
grande claridade e uma estrela resplandecente sobre sua cabeça até
ela expirar.
Beatificada em 1926 pelo Papa Pio XI, sua canonização ocorreu no
dia 3 de outubro de 1976 por Paulo VI.
Santa Beatriz, rogai por nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário