EVANGELHO
(Jo 2,13-25)
—O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
—PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
EM AMARELO A ANÁLISE DO GNA - 07 MARÇO 2021
13Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. 14No Templo, encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas e os cambistas que estavam aí sentados. 15Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do Templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. ( ELES FAZIAM DE UM LOCAL SAGRADO, OU QUE DEVERIA SER, UM LUGAR CONTRÁRIOS AOS INTERESSES ESPIRITUAIS) 16E disse aos que vendiam pombas: “Tirai isso daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!”( A CASA DE MEU PAI, REPRESENTANDO O SAGRADO QUE DEVERIA ALI EXISTIR EM NOME DA UNIDADE DAS FORMAS DE PENSAMENTOS NAS ENERGIAS QUE ALIMENTAM O ESPÍRITO. OS TEMPLOS SÃO LOCAIS AONDE AS PESSOAS SE ENCONTRAM PARA ORAR E ELEVAR SUAS CONSCIÊNCIAS AO MUNDO SAGRADO QUE NELAS EXISTEM)
17Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz: “O zelo por tua casa me consumirá”. (AS ESCRITURAS FALA REALMENTE DESTE GRANDE MOMENTO EM QUE JESUS REVELA O QUE REVELOU AOS DOUTORES DA LEI E SACERDOTES DO TEMPLO, QUE DEVERIAM DÁ A DEUS O QUE É DE DEUS E A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR. O TEMPLO ALI É A RELAÇÃO DO SER COM O ESPIRITUAL E NÃO DO SER COM O MATERIAL VINCULADO AO COMÉRCIO. VEMOS HOJE EM DIA QUE AINDA VENDEM DE TUDO, DENTRO E FORA DAS IGREJAS, OFERECENDO TUDO PARA OBTER LUCROS DIANTE DO SAGRADO)
18Então os judeus perguntaram a Jesus: “Que sinal nos mostras para agir assim?”( ELES QUERIAM SINAIS QUE MOSTRASSEM O LADO DO PODER ESPIRITUAL, OU SEJA FATOS VINDOS DO ALTO DOS CÉUS)
19Ele respondeu: “Destruí este Templo, e em três dias eu o levantarei”. ( JESUS AQUI FALOU O QUE ELES NÃO ENTENDERAM, POIS JESUS ALI ERA A MAIOR AUTORIDADE, INCLUSIVE, MAIOR DO QUE O PRÓPRIO TEMPLO, POIS A PEDRA PRINCIPAL, ANGULAR QUE OS CONSTRUTORES REJEITARAM, OU SEJA QUE FOI NEGADA OU TIRADA DESTES TEMPLOS SAGRADOS ERA ELE E A AS LEIS SAGRADAS QUE VEIO ENSINAR AQUI NA TERRA)
20Os judeus disseram: “Quarenta e seis anos foram precisos para a construção deste santuário e tu o levantarás em três dias?”( ELES, AINDA PRISIONEIROS DO MATERIALISMO AFIRMAVAM SOBRE O TEMPLO DE PEDRA, E E NÃO SABIA QUE O TEMPLO VERDADEIRO, É JESUS)
21Mas Jesus estava falando do Templo do seu corpo. ( O SEU CORPO ESPIRITUAL, NÃO SEU CORPO MATERIAL, POIS O QUE MATÉRIA É MATÉRIA, O QUE PE ESPÍRITO É ESPÍRITO) 22Quando Jesus ressuscitou, os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra dele.( JESUS QUANDO RESSUSCITOU, SEU CORPO DE LUZ SE ESTABELECEU ENTRE OS SEUS, E INCLUSIVE PROVA ESTA VERDADE AO DIZER, NÃO ME TOQUES ...)
23Jesus estava em Jerusalém durante a festa da Páscoa. Vendo os sinais que realizava, muitos creram no seu nome. (JESUS MOSTRAVA SEU PODER ESPIRITUAL, E OS SACERDOTES DO TEMPLO QUERIA AINDA SINAS ...) 24Mas Jesus não lhes dava crédito, pois ele conhecia a todos; ( JESUS SABIA O QUE ELES QUERIAM SINAIS PARA OS OLHOS E NÃO PARA O ESPÍRITO DE LIBERTAÇÃO) 25e não precisava do testemunho de ninguém acerca do ser humano, porque ele conhecia o homem por dentro. ( JESUS CONHECIA A PERSONALIDADE HUMANA E O QUE ACONTECIA NAQUELES QUE ALI ESTAVAM. ASSISTIAM MILAGRES, CURAS E ETC, E NADA MUDAVA SEU COMPORTAMENTO EM RELAÇÃO AOS OBJETIVOS DA SUA MISSÃO. HOJE, AS PESSOAS FAZEM AS MESMAS COISAS, POIS CONHECEM O QUE JESUS REALIZOU, DEVERIAM ACREDITAR E CONSIDERAR ESTES COMO SINAIS PARA AS SUAS VIDAS, SINAIS DE TRANSFORMAÇÕES. NOS TEMPOS ATUAIS, APLICA-SE MUITO BEM O QUE JESUS DISSE NAQUELES DIAS, POIS CONHECIA OS HOMENS POR DENTRO.)
— Palavra da Salvação.
Numa perseguição que se desencadeou em Cartago, foram presos nesta cidade cinco catecúmenos, entre os quais uma escrava chamada Felicidade e uma mulher, ainda nova e de posição, chamada Perpétua. A primeira estava grávida de oito meses, e a segunda tinha uma criança de peito. Receberam o batismo enquanto estavam presas.
Permitiram a Perpétua que levasse consigo o filho para o cárcere. Chegado o interrogatório, ambas confessaram abertamente a fé e foram condenadas a ser lançadas às feras no aniversário do imperador Geta. A mãe foi então separada do seu filhinho. “Deus permitiu que ele não voltasse a pedir o peito e que ela não fosse mais atormentada com o leite”, escreveu Perpétua no diário que foi fazendo até o dia da sua morte. Narra em seguida uma visão em que lhe apareceu seu irmão Dinócrates, ao sair do Purgatório graças às suas orações, e outra em que lhe foi prometida a assistência divina no último combate.
Felicidade receava que, devido ao seu estado, não lhe permitissem morrer com a companheira, mas, três dias antes dos espetáculos públicos, deu à luz. Como as dores do parto lhe arrancassem gritos, um dos carcereiros observou-lhe: “Se tu te lamentas já dessa maneira, que será quando fores lançada às feras?”. “Hoje, sou eu que sofro, respondeu a escrava; nesse dia, sofrerá por mim Aquele por quem eu sofro”. Deu à luz uma menina que foi adotada por uma mulher cristã.
Perpétua e Felicidade entraram alegremente no anfiteatro com os três companheiros. Envolveram-nas numa rede e entregaram-nas às arremetidas duma vaca furiosa. O povo cansou-se depressa de ver torturar as duas jovens mães, uma das quais ia perdendo o leite, e pediu que se acabasse com aquele espetáculo. Abraçaram-se então pela última vez. Felicidade recebeu o golpe de misericórdia impavidamente. Perpétua caiu nas mãos dum gladiador desastrado que falhou o golpe, “tendo-se visto ela própria na necessidade de dirigir contra o pescoço a mão trêmula do gladiador inexperiente”. Estes martírios deram-se na era de 203.
Santas Perpétua e Felicidade, rogai por nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário