Naquele tempo, ( ÉPOCA EM QUE JESUS VIVIA ENTRE ELES FISICAMENTE) 14 Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. ( O ESPÍRITO MALIGNO QUE OCUPAVA E VAMPIRIZAVA AQUELE CORPO, AQUELA VIDA DESTE HOMEM, ERA MUDO) Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas. ( ELE ERA MUDO, E ERA, POIS NÃO ERA ELE QUE VIVIA E SIM O ESPÍRITO MUDO QUE NELE ESTAVA) 15 Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”.( ELES, ERRADAMENTE, POR INVEJA OU POR IGNORÂNCIA ESPIRITUAL, ASSOU OS DEMÔNIOS, O QUE ESTAVA NO HOMEM E DE JESUS QUE JULGAVAM SER UM DEMÔNIO ENCARNADO)
16 Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. ( ALGUNS NA DÚVIDA, QUERIAM TIRAR A PROVA, QUERIAM SABER SE JESUS FAZIA POR QUE ERA POR BELZEBU OU POR OUTRO MOTIVO, COMO POR EXEMPLO UM SER DIVINO) 17 Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra.( JESUS ANTECIPOU NA RESPOSTA, POIS DEUS NÃO DIVIDE, SOMA, E ASSIM TODOS SÃO FILHOS EM IGUAIS CONDIÇÕES, NA UNIDADE QUE TODOS IGUALMENTE PERTENCEM, MAIS DEFINIU QUE O REINO DO MAL, DAS TREVAS DE BELZEBU, É DIVIDIDO, E ASSIM SERIA COMO UMA CASA CAINDO UMA SOBRE AS OUTRAS, POIS NESSAS CASAS, NESTES CORPOS, MORA O MALIGNO)
18 Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. ( JESUS ADIANTOU-SE NA RESPOSTA E EXPLICOU QUE O REINO DE BELZEBU É UM REINO DIVIDIDO) 19 Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes.( JESUS, ASSIM AFIRMOU QUE OS FILHOS DESTES QUE ASSIM ACREDITAM, É PORQUE ACEITAM VIVER NESTA DIVISÃO, E OS SEUS FILHOS SEGUIRÃO SEUS EXEMPLOS, E SE TENTAREM EXPULSAR DEMÔNIOS COMO FAÇO, O QUE VOCÊS DIRIAM A ELES ... PERGUNTARIAM A ELES POR MEIO DE QUEM OS EXPULSAM ? )
20 Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. ( SE ACEITAREM QUE EXPULSO OS DEMÔNIOS PELO DEDO DE DEUS, A SEU MANDO, ENTÃO, ACREDITEM, QUE O REINO DE DEUS CHEGOU ATÉ VOCÊS) 21 Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros.( A FORTALEZADO HOMEM FORTE, É A MESMA QUE ACREDITA POSSUIR NAS INVESTIDAS DO MAU, DO PODER DAS TREVAS, DOS DEMÔNIOS) 22 Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou.( MAIS DEVERIA SABER, QUE UM ESPÍRITO DO MAU MAIOR, COM MAIS FORÇA E TENACIDADE, INVADIRÁ SUA CASA, SEU CORPO, E ROUBARÁ AQUILO QUE ACREDITAVA ESTAR SEGURO, E SEM A PROTEÇÃO, SUA VIDA ESTARIA ABERTA A OUTROS DEMÔNIOS, A OUTRAS INVESTIDAS DO MAL) 23 Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa”. ( JESUS, AFIRMOU E DEFINIU SUA VERDADE SOBRE O ASSUNTO EM QUESTÃO, DIZENDO, QUE QUEM ESTÁ COM ELE, NÃO DIVIDE, SOMA, POIS QUEM NÃO RECOLHE ESSAS VERDADES, DISPERSA, OU SEJA ESTARÁ LONGE DELE, LONGE DA VERDADE, LONGE DO CAMINHO, LONGE DA SALVAÇÃO E LONGE DA UNIDADE DIVINA.)
OBS: SIMPLIFICANDO, O MAL E AS FORÇAS QUE O DETERMINA EXISTE. JESUS, NOS ENSINA COMO VENCER O MAL, E COMO CHEGAR A DEUS.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Comentário
Quem foi libertado por Cristo precisa estar sempre vigilante para não tornar-se escravo novamente. É o amor libertador que deve nos contagiar constantemente. Se o reino do pecado nos desvia do caminho de Jesus, a verdade de seu amor e de seu Reino fortalece nossa luta em favor da vida e da liberdade. É preciso, como cristãos, dizer não às forças da escravidão e da morte que estão presentes no mundo. A autêntica liberdade nos faz verdadeiramente livres. Seguir outro caminho é dizer sim para o mal.
Oração
À medida que se aproxima a festa da salvação, nós vos pedimos, ó Deus, que nos preparemos com maior empenho para celebrar o mistério da Páscoa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
SANTO DO DIA
Hoje, 11 de Março é dia de:
Santos Rufo e Zózimo
Segundo o Martirológico Romano Rufo e Zózimo estiveram entre os discípulos que fundaram a primitiva Igreja de Filipos, entre os judeus e os gregos. Eles pertenciam ao número dos discípulos do Senhor.
Filipos era cidade célebre da Macedônia, nos limites com a Trácia. A composição étnica da comunidade cristã era majoritariamente ex-pagã, enquanto os provenientes do judaísmo eram minoria. O cristianismo fora levado aos filipenses pelo próprio São Paulo. Era a primeira comunidade por ele fundada em solo europeu, e talvez também por isso a comunidade dos filipenses esteve sempre mais perto do seu coração, como mostram as várias expressões da carta que São Paulo lhes escreveu da prisão romana, ou com maior probabilidade de uma prisão de Éfeso.
Conta-se que esses dois mártires estavam na companhia de São Paulo e Santo Inácio quando fundaram a primitiva Igreja entre os judeus e gregos, em Filipos, na Macedônia. Nada mais sabemos de suas biografias.
São Policarpo, passando por Filipos, a caminho do martírio, assim exortou os cristãos daquela comunidade: “Exorto-vos a buscar a paciência, virtude que tendes visto em Rufo e Zózimo e nos outros apóstolos. Estejam certos que eles não têm corrido em vão, mas na justiça acompanham os passos de Senhor Jesus. Eles não amam o século presente, mas somente aquele que por nós morreu e ressuscitou”.
São Rufo e Zózimo provavelmente sofreram martírio entre o ano de 107 e o ano 118, em Filipos, na Macedônia.
Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário