PORTAL - GNA - ESPIRITUALIDADE - JOÃO EVANGELISTA - 11, 19 - 27 - EVANGELHO DO DIA 29 DE JULHO DE 2020 - REALIDADE ESPIRITUAL - GNA
EVANGELHO
(JO 11,19-27)
(JO 11,19-27)
Naquele tempo, 19 muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. 20 Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa.
21 Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22 Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”. 23 Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. 24 Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”.
25 Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26 E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto?” 27 Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”. — Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, (ÉPOCA EM QUE JESUS ESTAVA ENTRE ELES FISICAMENTE) 19 muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. ( LÁZARO, AMIGO DE JESUS E IRMÃO DE MARTA E MARIA, HAVIA FALECIDO ) 20 Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa.(JESUS CHEGOU DIANTE DE MARTA E SUA IRMÃ FICOU NA CASA, E ESTE FATO É ACREDITADO QUE JESUS VIU QUE ESTA IRMÃ O PROCUROU ... É AQUELE ENSINAMENTO QUE TODOS CONHECEM, PARA QUE DEVEMOS BUSCAR JESUS, POIS ELE É O CAMINHO E A VERDADE E A VIDA ... MARIA, NÃO FEZ ISTO, PREFERIU FICAR EM CASA)
21 Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. ( MARTA AFIRMOU QUE SUA FÉ EM JESUS ERA MOTIVO DE VIDA E JAMAIS DE MORTE, NESTE CASO EM RELAÇÃO AO SEU IRMÃO) 22 Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”.( MARTA SABIA QUE TUDO VEM PRIMEIRO A VONTADE DIVINA, POIS SERIA ESSA, A LEI DE AMOR QUE JESUS SEMPRE ENSINOU) 23 Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. ( JESUS AFIRMOU A MARTA QUE SEU IRMÃO VAI VOLTAR A VIVER) 24 Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”.(MARTA CONHECIA AS PROFECIAS EM QUE NELA ESTÁ ESCRITA QUE NO ÚLTIMO DIA (ÉPOCA DO FINAL DOS TEMPOS, JUÍZO FINAL HAVERIA A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS, QUE EMBORA MUITOS AINDA NÃO ENTENDA, REPRESENTA A VOLTA AO CORPO ORIGINAL, GUARDADO NO QUAL SERÁ REATIVADO, POIS MUITOS IRÃO PRECISAR VOLTAR PARTA CASA, OU SEJA, PARA SEUS MUNDOS DE ORIGEM. QUANDO LÁZARO VOLTOU A VIDA, NÃO ERA O NO FINAL DOS DIAS PROFETIZADO, E ISTO MOSTRA QUE NEM TODOS VOLTARAM A VIVER NO FINAL DOS TEMPOS. A BÍBLIA SAGRADA TEM VÁRIOS PERSONAGENS QUE ESTAVAM MORTOS E VOLTARAM A VIVER. JESUS, INCLUSIVE REALIZOU OUTROS MILAGRES SEMELHANTES)
25 Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. ( A MORTE NUNCA FOI O FINAL, POIS A VIDA SEMPRE EXISTIRÁ PARA OS VIVENTES QUE BUSCAREM O REINO DE DEUS ... E A VIDA VERDADEIRA É ACREDITAR EM JESUS, REALIZAR AS SUAS OBRAS E ASSIM VIVERÁ COM ELE) 26 E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto?” ( JESUS É O SINAL QUE VIVEREMOS, E SEGUIR ESTA VERDADE É TRIUNFAR SOBRE A MORTE DO CORPO) 27 Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”.( MARTA AQUI AFIRMOU SUA CRENÇA E SUA FÉ EM ACEITAR E ACREDITAR QUE JESUS É AQUELE QUE ESTÁ ESCRITO NAS PROFECIAS ... MARTA ACREDITOU E ASSIM MERECEU DE JESUS ESTE PRESENTE, QUE ERA A RESSURREIÇÃO DE SEU IRMÃO LÁZARO ... ACEITAR E ACREDITAR EM JESUS, É CONHECER AS LEIS, E NISTO MARTA CONHECIA MUITO BEM ... FELIZES SÃO AQUELES QUE CONHECEM AS LEIS DO PAI E ACEITA JESUS EM SUAS VIDAS.)
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Comentário
Santa Marta, que acolheu Jesus em sua casa, fez esta bela profissão de fé: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”. Acolheu com solicitude a Jesus, em sua casa em Betânia. Mesmo que ela tenha tido preocupação com seus afazeres, e Jesus até lhe chamou a atenção, aprendemos com ela a contemplar a presença do Senhor em nossa vida. Jesus nos visita com seu amor, como visitou Marta. Olhemos, pois, com maior profundidade para o sentido de nossa vida.
Oração
Pai todo-poderoso, cujo Filho quis hospedar-se em casa de Marta, concedei por sua intercessão que, servindo fielmente a Cristo em nossos irmãos e irmãs, sejamos recebidos por vós em vossa casa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Santa Marta

Marta, que tem seu testemunho
gravado nas Sagradas Escrituras.
Padres e teólogos encontram em
Marta e sua irmã, Maria, a figura
da vida ativa (Marta) e
contemplativa (Maria). O nome
Marta vem do hebraico e significa “senhora”.
No Evangelho, Santa Marta apresenta-se como modelo ativo de quem
acolhe: “… Jesus entrou em uma aldeia e uma mulher chamada Marta
o recebeu em sua casa” (Lc 10,38).
Essa não foi a única vez, já que é comprovada a grande amizade do
Senhor para com Marta e seus irmãos, a ponto de Jesus chorar e reviver
o irmão Lázaro.
A tradição nos diz que, diante da perseguição dos judeus, Santa Marta,
Maria e Lázaro saíram de Bethânia e tiveram de ir para França, onde se
dedicaram à evangelização. Santa Marta é considerada, em particular,
como patrona das cozinheiras; e a devoção a ela teve início na época
das Cruzadas.
Santa Marta, rogai por nós
Nenhum comentário:
Postar um comentário