EVANGELHO
(MT 13,1-23)
(MT 13,1-23)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
1 Naquele dia, Jesus saiu de casa e foi sentar-se às margens do mar da Galileia.
2 Uma grande multidão reuniu-se em volta dele. Por isso, Jesus entrou numa barca e sentou-se, enquanto a multidão ficava de pé, na praia.
3 E disse-lhes muitas coisas em parábolas: “O semeador saiu para semear. 4Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os pássaros vieram e as comeram.
5 Outras sementes caíram em terreno pedregoso, onde não havia muita terra. As sementes logo brotaram, porque a terra não era profunda. 6Mas, quando o sol apareceu, as plantas ficaram queimadas e secaram, porque não tinham raiz.
7 Outras sementes caíram no meio dos espinhos. Os espinhos cresceram e sufocaram as plantas.
8 Outras sementes, porém, caíram em terra boa, e produziram à base de cem, de sessenta e de trinta frutos por semente. 9Quem tem ouvidos, ouça!”
10 Os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: “Por que falas ao povo em parábolas?”
11 Jesus respondeu: “Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado. 12 Pois à pessoa que tem será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem será tirado até o pouco que tem.
13 É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque olhando, eles não veem, e ouvindo, eles não escutam nem compreendem. 14 Desse modo se cumpre neles a profecia de Isaías: ‘Havereis de ouvir, sem nada entender. Havereis de olhar, sem nada ver. 15 Porque o coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos, para não ver com os olhos, nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure’.
16 Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. 17 Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram.
18 Ouvi, portanto, a parábola do semeador: 19 Todo aquele que ouve a palavra do Reino e não a compreende, vem o Maligno e rouba o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho.
20 A semente que caiu em terreno pedregoso é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria; 21 mas ele não tem raiz em si mesmo, é de momento; quando chega o sofrimento ou a perseguição, por causa da palavra, ele desiste logo.
22 A semente que caiu no meio dos espinhos é aquele que ouve a palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a palavra, e ele não dá fruto.
23 A semente que caiu em terra boa é aquele que ouve a palavra e a compreende. Esse produz fruto. Um dá cem, outro sessenta e outro trinta”. — Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!
MATEUS - 13, - 1 - 9
Mt 13, 1-9 - Jesus saiu de casa e sentou-se à beira do lago. Uma grande multidão reuniu-se ao redor dele. Subiu então a uma barca e sentou-se; e toda a multidão estava em pé na praia. ( JESUS NÃO ESCOLHIA LOCAL, E AONDE ESTAVA ARRUMAVA UM LUGAR QUE FICASSE DIRETAMENTE PRÓXIMO AOS QUE OUVIAM SEUS ENSINAMENTOS)
Ensinou-lhes então muitas coisas em parábolas, dizendo: “O semeador saiu a semear. E, ao lançar as sementes, uma parte caiu à beira do caminho; os pássaros vieram e a comeram. (O SEMEADOR É AQUELE QUE ENSINA E FALA DOS EVANGELHOS E ENSINA,MENTOS SAGRADOS QUE PERTENCE A UNIDADE DIVINA, E AQUI JESUS É ESTE SEMEADR, QUE JOGAVA SEMENTES, ENSINMENTOS PELOS CAMINHOS A ONDE PASSAVA, E MUITS DESTES, OU SEMENTES ERAM COMIDAS PELOS PÁSSAROS. OS PÁSSAROS COMIAM, É PARA AFIRMAR QUE SE NÃO OUVIRAM ELES NÃO MAIS ALI ESTAVAM) Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; e logo brotou, porque a terra era pouco profunda. Mas, quando o sol nasceu, queimou-se e secou, porque não tinha raiz. ( AQUI É MOSTRAD POR JESUS QUE SUA PALAVRA- ENSINAMENTOS FORAM OUVIDOS, APENAS ISSO, E NÃO FOI COLOCADO DENTRO DO CORAÇÃO DAS PESSOAS. ASSIM COMO A SEMENTE FOI QUEIMADA PELO FOGO, EÇA NÃO MAIS EXISTE)
Outras sementes caíram entre os espinhos; os espinhos cresceram e as sufocaram. ( OUTRAS SEMENTES, AS PALAVRAS DIVINAS CAIRAM NOS ESPINHOS, É O MESMO QUE DIZER QUE OS MAUS TOMARAM CONTA DELAS SEM COLCAREM EM SEUS CORAÇÕES, E HOUVE PERDA TOTA TAMBÉM) Finalmente, outras caíram em terra boa e produziram fruto: aqui cem, ali sessenta e lá trinta vezes mais. Ouça quem for capaz!” ( AQUI, JESUS TERMINA A SUA PARÁBOLA, MOSTRANDO A FORÇA DA PALAVRA OUVIDA E COLCADA EM PRÁTICA, POIS ELA PRODUZ EM CADA UM QUE SERVE DELA, ELEVAÇÃO, VIDA ESPIRITUAL ELEVADA. JESUS NOS MOSTRA QUE CADA UM FAZ DOS ENSINAMENTOS UMA CAMINHO DE EVOLUÇÃO, E ESTE CAMINH É DETERMINAD POR CADA UM, POIS UNS ENTENDE E CUMPRE AS DETERMNAÇÕES TOTALAMENTE, OUTRS ACIMA DA METADE, E OUTROS MENOS ... PERGUNTARIA SE ESTE QUE ACREGOU MENOS, OU SEJA 30, MERECE CRÉDITOS ... E A RESPOSTA É QUE TUDO SERÁ DADO DE ACORDO CM QUE TEREIS REALIZADO.)
MATEUS - 13, 10 - 17
Naquele tempo,(TEMPO QUE JESUS ESTAVAM ENTRE ELES) 10 os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: “Por que tu falas ao povo em parábolas?” (PORQUE FALAS AO POLVO DANDO EXEMPLOS DE HISTÓRIAS E ALEGORIAS)11 Jesus respondeu: “Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado.( AOS DISCÍPULOS O MUNDO ESPIRITUAL OS ESCOLHEU E OS AJUDA A COMPREENDER, E DIANTE DELES JESUS FALAVA ABERTAMENTE, E O POVO FALAVA MOSTRANDO EXEMPLOS E CONTANDO OS EVANGELHOS COMO FOSSE HISTÓRIAS)
12 Pois à pessoa que tem, será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem, será tirado até o pouco que tem.(ESTE É UM MISTÉRIO PARA QUEM TEM E RECEBE MAIS, E OS QUE NÃO TEM OU POUCO TEM, UM POUCO LHES SERÁ TIRADO, ASSIM É NA VIDA, MUITOS APRENDERAM A SOMAR PARA A VIDA MATERIAL E SABEM QUE ASSIM DEVE SER, E BUSCAM CADA VEZ MAIS. OS QUE PENSAM AO CONTRÁRIO, ACABAM PERDENDO ATÉ O QUE TEM, É AQUELE VERDADE MATEMÁTICA, MAIS COM MAIS E MENOS COM MENOS, A CONTA SERÁ SEMPRE EXATA) 13 É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque olhando, eles não veem, e ouvindo, eles não escutam, nem compreendem.( ASSIM JESUS ENSINAVA, POIS LEMBRARIAM DOS EXEMPLOS PARA PODEREM ENTENDER.TUDO SERIA DIANTE DA MATURIDADE ESPIRITUAL)
14 Deste modo se cumpre neles a profecia de Isaías: ‘Havereis de ouvir, sem nada entender. Havereis de olhar, sem nada ver.( NADA SERÁ ACRESCIDO DIANTE DOS QUE NÃO ENTENDEM OU NÃO QUEREM ENTENDER OS VALORES ESPIRITUAIS) 15 Porque o coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos, para não ver com os olhos nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure’. (JESUS MOSTROU A REAL SITUAÇÃO DOS QUE POUCO POSSUEM DE VALORES, E ASSIM ACABAM PERTO O MAIS, QUE É O REINO MAIOR, O REINO DE DEUS)
16 Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. (FELIZES SÃO ELES E NÓS QUE BUSCAMOS A CADA DIA MAIS VALORES PARA AGREGAR A NOSSA ALMA) 17 Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram. (JESUS FALA AQUI DO VALOR, DO RESULTADO DESTE TEXTO QUANDO É ACEITO E ENTENDIDO, POIS MUITOS QUE ENSINARAM, APENAS ENSINARAM, E JESUS FEZ MAIS, POIS ALÉM DE CHEGAR AO FINAL DE SUA MISSÃO, SOFRIMENTO E MORTE, TAMBÉM ENSINOU NA MANEIRA QUE TODOS PODERIAM ENTENDER, POIS ENSINAVA MOSTRANDO EXEMPLOS E HISTORINHAS COMO SE ENSINA UMA CRIANÇA ...ESTES ENSINADORES DO PASSADO, NÃO TIVERAM ESTA OPORTUNIDADE DE VER O SEU SENHOR APRESENTANDO PESSOALMENTE AS VERDADES QUE APRENDERAM E OUVIAM DO MUNDO ESPIRITUAL NA CONDIÇÃO DE MÉDIUNS QUE ERAM ...
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
MATEUS - 13, 18 - 23
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: (NA ÉPOCA EM QUE JESUS ESTAVAM COM ELES)18“Ouvi a parábola do semeador:( É AQUELE QUE ENSINA AS LEIS E AS VERDADES DO REINO DE DEUS)19 Todo aquele que ouve a palavra do Reino e não a compreende, vem o Maligno e rouba o que foi semeado em seu coração. ( JESUS REVELA QUE TODO O ENSINAMENTO DIVINO, DEVE SER BEM ASSIMILADO, POIS SE NÃO FOR, O MALIGNO, O AGENTE DO MAL ROUBA A VERDADE QUE FOI PLANTADO EM SEU CORAÇÃO) Este é o que foi semeado à beira do caminho.( SEMEADO A BEIRA DO CAMINHO, É O MESMO QUE FORA DAQUELE QUE DEVERIA RECEBE-LA EM SEU CORAÇÃO) 20 A semente que caiu em terreno pedregoso é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria; ( ELE A RECEBE COM ALEGRIA, E ESTE TERRENO PEDREGOSO, É AQUELE CHEIO DE ERROS E A FALTA DE SABEDORIA ESPIRITUAL) 21 mas ele não tem raiz em si mesmo, é de momento: quando chega o sofrimento ou a perseguição, por causa da palavra, ele desiste logo.( ELE NÃO TREM A VERDADE DENTRO DE SEU CORAÇÃO, POIS NÃO VIVE DESTA MANEIRA, E VIVE AS VERDADES SUAS E DO MUNDO, E POR ESTE MOTIVO SEU CORAÇÃO ERA UM LUGAR PEDREGOSO, AONDE A VERDADE NÃO TERIA UM SOLO FÉRTIL PARA VIVER)
22 A semente que caiu no meio dos espinhos é aquele que ouve a palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a palavra, e ele não dá fruto.( AQUI O SEMEADOR JOGOU SUA SEMENTE EM LOCAL QUE HAVIA MUITA MALDADE, ESTE POR SER E CONTINUAR NAS MALDADES DO MUNDO, NÃO PODERIA RECEBER A BOA SEMENTE)
23 A semente que caiu em boa terra é aquele que ouve a palavra e a compreende. Esse produz fruto. Um dá cem outro sessenta e outro trinta”.( A SEMENTE QUE CAIU EM BOA TERRA, É NAQUELES QUE ESTÃO DESEJOSOS DE RECEBER A PALAVRA DIVINA, E QUANDO RECEBE, TRANSFORMA-SE DE ACORDO COM A SUA CAPACIDADE ESPIRITUAL, E ESTE 100 É TOTALIDADE DO QUE RECEBEU, E OUTRO RECEBE 60 E OUTRO 30 ... É A PORCENTAGEM DE CADA UM E O ESFORÇO DE RECEBER, ENTENDER E APLICAR O APRENDIZADO ...)
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
GNA: SOMOS TAMBÉM SEMEADORES DO REINO, E OS ENSINAMENTOS ENVIADOS DA FORMA QUE FOR, DETERMINARÁ A COLHEITA, E VIVEMOS TEMPOS FINAIS EM QUE SERÁ COBRADO PELAS SEMENTES JOGADAS NOS CAMINHOS DAS NOSSAS VIDAS ...
SANTO DO DIA - 12 JUNHO 2020 -
São João Gualberto
Com muita alegria, deparamo-nos
com a santidade de vida de São
João Gualberto, que pertenceu a
uma nobre família de Florença, a
qual muito bem o educou na cultura,
porém, deixou falhas no essencial, ou
seja, na vida religiosa. Por isso,
facilmente ele foi se entregando às liberdades perigosas e às vaidades do
mundo.
Aconteceu que, com o assassinato do seu irmão, João Gualberto – como o
pai – revoltou-se a ponto de jurar o causador de morte, mas, um certo dia,
numa estreita estrada, Gualberto encontrou-se com o assassino desarmado,
por isso arrancou sua espada para vingar o irmão, quando de repente a súplica:
“Por amor de Jesus, que neste dia morreu por nós, tem piedade de mim, não
me mates!”.
Era uma Sexta-feira Santa, e assim, tocado pela misericórdia de Deus, João
Gualberto não só acolheu o malvado com seu perdão, mas também, ao entrar
numa igreja, recebeu aos pés do Crucificado a graça do perdão e a vida nova.
No processo de conversão de São João Gualberto, Deus o encaminhou à vida
religiosa, à vida eremítica e, depois, à fundação de uma nova Ordem, chamada
de Vallombrosa, na qual São João Gualberto tornou-se pai do monges e modelo,
já que, antes de entrar na vida eterna, em 1073, com 73 anos partilhou para os
irmãos: “Quando quiserem eleger um abade, escolham entre os irmãos o
mais humilde, o mais doce, o mais mortificado”.
São João Gualberto, rogai por nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário